Desvende as origens do design com as peças do século XVIII
Imagine que estamos na Europa dos séculos XVIII e XIX, pense que estamos numa época de intensas transformações nos meios de fabricação. Os Estados deste continente investiam na produção dos chamados de bens de consumo, transformando o que hoje entendemos por indústria e ainda mais, criando fase os fundamentos do design e das primeiras manufaturas reais.
Assim nasceria o que hoje reconhecemos como artigos de luxo em louças, têxteis e móveis. De acordo com a pesquisa da Unesp, “Os Caminhos do Design: Da Revolução Industrial ao período após a Primeira Guerra Mundial”, teríamos neste momento histórico a figura do artista, contratado para ser o projetista, a este artista cabia imaginar um objeto, desenhá-lo e fazer com que este desenho inicial servisse de base para a produção de peças nas oficinas dos mestres-artesãos.
Seria nesta sua viagem pelo século XVIII na Europa que veríamos a figura do designer nascer. Portanto, todas as vezes que escolhemos uma peça datada de tal século podemos entender a dimensão e a bagagem histórica que uma cadeira, uma bergére ou um conjunto de porcelanas trazidas pela SOS Móveis Antigos carrega dentro de sua confecção.
São peças racionadas, imaginadas e criadas por mentes brilhantes que deixaram um legado para nós da SOS Móveis Antigos que é levar cultura, design e beleza em peças que são muitos mais do que objetos de mobiliário, elas nos contam um pouco do que foi uma Europa cheia de criação e detalhe no que se refere à decoração e ao morar com estilo. Pense nisso ao escolher sua próxima antiguidade e leve essa viagem histórica com você.