Segunda a Sexta: 9:30 às 18:00
(11) 3812-0169 / 3814-1359
Sábado das 09:00 às 17:00

Um design vintage para chamar de seu!

Temer abraçar uma tendência no design é muito comum. Muito foi apresentado em pesquisas internacionais que as mercadorias artesanais estão em alta para 2016. Ok, mas como adaptar por exemplo, uma simples almofada ao sofá estilo Luiz XV ou art noveau?

De acordo com a especialista em lifestyle Justina Blakeney o processo de absorção de uma tendência pode ser aos poucos, ela aconselha os consumidores a se inspirarem em seu artesanato local. Já o conselheiro artístico Nate Berkus incentiva os consumidores a comprar produtos feitos localmente e globalmente trabalhados. Berkus também afirma que os consumidores não devem ter medo de misturar o vintage e itens artesanais.

Ele afirma, “não devem perder a oportunidade de dispor um pufe de pele de cordeiro mongol e um tapete marroquino ao lado de uma mesa de café Target, por exemplo”. O design sempre oferece muitos recursos, vale se inspirar na Galeria Saatchi Art também, com seu tom democrático de ver o que é arte.

Seja um estilo de mobiliário Luiz XV, Luiz XVI, Art noveau, um lustre francês ou inglês, sua inspiração deve vir da sua vivência local e do que o mundo pede, cores como o quartzo rosa apontadas pela Pantone como trend, podem ser aproveitadas em muitos itens vintage, galerias e empresas de móveis antigos.

Estas últimas oferecem um ótimo espaço de garimpo para o cliente atento às informações do mercado. Aqui vão algumas orientações com base nos especialistas citados e em pesquisas no mercado nacional de arte e design:

  • Por itens – se for uma almofada e sua cadeira Luis XV, de forração lisa, mas com os pés em dourado, lance mão de uma almofada pequena com estampa floral, que casa bem com o estilo desse design.
  • Design que impõe respeito – Muitas vezes podemos nos deparar com um móvel que por si só já delimita como será o tom de design de um espaço. É o caso de um lustre de cristal é sempre o item divisor de águas. Ou você segue com o partido antique e não mistura, ou tenha atenção ao misturar, siga uma linha low profile, sempre com um item na mesma linha e apenas um ou dois acessórios mais modernos. Quais: sofá contemporâneo de cor neutra, um cinza gelo, tipo chaise. Observe que a área dever ser grande, e o pé direito alto, porque lustres exigem amplitude.
  • Por fim, ficou em dúvida? Um profissional de design de interiores está sempre qualificado a garimpar para você a melhor peça numa loja de móveis antigos, ele saberá combinar e dar o partido de um projeto. Lembre-se mobiliário ou mesmo qualquer design de antiquário pode ser repaginado, ou reformulado. Peça ajuda para quem entende de reformulação das peças, sem perder sua essência.
  • E mais: Usar antiques ou escolher sua sala toda numa loja de móveis usados é pra lá de eco-friendly. É sustentabilidade também e mostra que você aprecia a história do design.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×